quinta-feira, 17 de julho de 2008

As pedras da vida


Um dia um professor de administração públicas, foi convidado para fazer um "workshop" de 1h, para 15 pessoas, todas elas dirigentes das maiores companhias e instituições Nacionais.
O tema era:"Planificação eficaz do tempo."
O professor escolheu um laboratório de "físico-química"para fazer o seu "workshop".
De pé, na sala, frente a ele estavam um grupo de "Lideres" prontos a anotar tudo o que o mestre dissesse sem deixar escapar uma virgula...!
O velho professor olhou um a um nos olhos e disse: Vamos fazer uma experiência...
De dentro de um armário tirou um recipiente de vidro, de aproximadamente 4l, a seguir retirou um cesto com pedras de vários tamanhos, algumas conchas e areia da praia,...
Pegou nas pedras grandes e com cuidado colocou-as dentro do recipiente até não caber mais nenhuma...!
Depois levantou a cabeça olhou para os seus alunos e perguntou-lhes;Este recipiente esta verdadeiramente cheio???...
E todos responderam:-SIM!
O professor fez silêncio e refez a questão...
Verdadeiramente...?...E todos responderam positivamente!
Então ele começou a colocar as pedras mais pequenas nos espaços vazios por entre as pedras grandes até onde elas se conseguiam se infiltrar.
-E mais uma vez perguntou:
-Este recipiente, encontra-se cheio, ou não???
Desta vez os seus brilhantes alunos que já começavam a percebera "comédia ...respondem...?!...provavelmente,não!!!
Muito bem ! Disse o professor,e começou a colocar todas as conchas que conseguiu nos espaços que ainda estavam vazios, a seguir colocou a areia que acabou de encher todos os espaços vazios.
Olhou calmamente para os alunos, e veio-lhe á ideia juntar água até ao topo, porque a água é um critério de crescimento...
Olhando para o grupo de prestigio que tinha á sua frente; perguntou-lhes:-Qual a grande verdade que nos demonstra esta experiência???
Um espertalhão respondeu,...esta experiência mostra-nos que quando temos a nossa agenda cheia,...se quisermos verdadeiramente,ainda podemos JUNTAR (reuniões, meetings, encontros ou coisas para fazer, etc...)
NÃO e NÃO respondeu o professor. Essa não é a grande verdade que nos mostra a experiência.
A verdade é:Se não colocarmos as pedras grandes primeiro dentro do recipiente, nunca mais teremos espaço para fazê-lo.
O professor disse então:Quais são na vossa VIDA e a quê, vocês comparam as pedras grandes??? _A saúde?-A família?-Ao amor?-Aos sonhos?-Ao dinheiro?-A prosperidade?-Bem estar?-Etc...


MORAL DA HISTORIA
a importância de colocarmos na nossa vida as "pedras grandes" ou seja as coisas mais importantes para nós. Se não, corremos o risco de viver dando prioridade ás areias, e muitas vezes essas areias nem são nossas mas sim aquelas que nos são impostas pelos outros.E se damos importância aos pedacinhos quando vamos encontrar tempo para as "pedras" que são IMPORTANTES E PRECIOSAS para cada um de nós...

Quando chegarem ás vossas casas, ás vossas empresas, perguntem-se a vós próprios: Quais são as "grandes pedras" da vossa VIDA, aquelas que devem colocar em primeiro lugar???
Sabendo desta vez ,"que a areia são as pequenas acções que servem para cimentar e equilibrar as "grandes pedras".

TUDO é importante na nossa VIDA mas vamos por em primeiro lugar o que é mais importante para nós,"as pedras grandes", aproveitando depois o resto("pedras pequenas conchas e areias") para fortalecer e cimentar e compor a nossa vida . TUDO faz parte dela temos que saber escolher as prioridades.

E não te esqueças se não puseres primeiro as mais importantes não mais terás oportunidade de as colocar!!!


Sem comentários: